Este ano a SMAM – Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como tema desenvolvimento e sustentabilidade.
Que tal falar de sustentabilidade a partir de nossas responsabilidades? Amamentar, além de um ato de amor e alimento é também um momento de compartilhamento, e compartilhar é sustentável. Para amamentar é preciso ter apoio, dividir responsabilidades. E os companheiros podem e devem participar desse momento que pode ser mágico também para eles.
Sempre defendemos a amamentação. Mas sabemos que não é fácil. Não é só colocar o bebê no peito e pronto! Com exceção de algumas privilegiadas que puderam contar com esta sorte, todas as demais passamos por um processo de aprendizado e perseverança junto com nossos bebês, para conseguir amamentar. É o inicio do relacionamento, é a primeira tarefa conjunta, faz parte da formação dos vínculos. Além, é claro de todas as outras vantagens que o aleitamento materno traz, para o bebê e para a mãe.
Então, se você é o pai, o companheiro, mora junto, é amiga, madrinha, vovó… participe. Não considere como feito, não ache que é tudo simples. É preciso apoio. Para o bebê mamar, todo mundo tem que ajudar!
E a boa notícia é que, depois de um período de adaptação, vai ficar fácil. Assim como todas as coisas construídas em conjunto: todos trabalham para construir, todos podem aproveitar os resultados.
Porque assim como diz um ditado africano: é preciso uma aldeia para cuidar de uma criança. Hoje vivemos em sociedade, mas uma sociedade que preza o individualismo, que aprisiona famílias em seus minúsculos apartamentos e com tudo isso a mulher se vê sempre só e sem apoio.
Façamos um presente saudável e um futuro sustentável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário